4 eletrodomésticos que mais estragam e como prevenir

Existem alguns eletrodomésticos que acabam dando defeito com mais frequência. Principalmente se não forem tomados cuidados na hora de usar e limpar esses aparelhos, esse é um dos principais fatores que diminui a vida útil deles.

Separamos 4 eletrodomésticos que mais estragam e as principais causas desse danos e algumas dicas de como prevenir esses problemas.

Lavadora de roupas: Não respeitar o limite de peso da máquina, negligenciar a limpeza da máquina e esquecer-se de esvaziar os bolsos das roupas são alguns dos principais fatores que fazem a sua máquina estragar. Por isso, respeite o limite que a sua máquina suporta, sempre que possível, ou terminar de lavar, faça uma limpeza para garantir que nada vai ficar para trás, assim a sua máquina dure muito mais.

Geladeira: Pode não parecer, mas a geladeira é um eletrodoméstico que pode apresentar muitos problemas, especialmente quando os protocolos de manutenção e cuidados não são seguidos. Colocar muito peso na porta, guardar alimentos muito quentes em seu interior ou deixar pouco espaço entre a geladeira e a parede, podem sobrecarregará a refrigeração e, a longo prazo, comprometer o funcionamento adequado do eletrodoméstico.

Micro-ondas: Por ser um aparelho mais delicado, ele requer muita atenção a sua forma de uso. Sua má utilização pode ocasionar tanto não funcionamento, como causar graves acidentes. Atenção para não deixar a parte de cima tampada, prejudicando assim a ventilação, obedeça às normas referentes ao peso dos pratos e utensílios colocados no interior do eletrodoméstico, use apenas utensílios adequados para o micro-ondas e nunca ligue o aparelho vazio.

Lava-louças: Um dos principais problemas que acontece em um lava-louças é ligado a forma que você usa ela. Afinal, para evitar, por exemplo, o entupimento da máquina, você deve limpar os detritos de comida existentes nas louças, assim a comida não espalha pelo interior e começa a acumular. Outra item que precisa de atenção é à arrumação da louça dentro dela, pois os pratos, talheres e panelas não devem ser colocadas de qualquer jeito. É preciso arrumá-los de uma maneira que não encostem uns nos outros e que estejam virados para baixo para receber os jatos de água e sabão da lavagem.

Leia também: Como deixar seu micro-ondas limpinho