3 sinais de que seu ar-condicionado precisa de uma manutenção

Você já parou para observar como o seu ar-condicionado está funcionando?! Deveria! Esses aparelhos começam a dar alguns sinais de que vão estragar com o tempo, por isso o ideal é observar itens como: consumo, pureza do ar e se continua funcionando e gelando com o mesmo desempenho.

Ah! E não espere algum desses problemas aparecer para limpar os filtros ou chamar um profissional para fazer uma manutenção preventiva. O ideal é que os filtros sejam limpos pelo menos uma vez ao mês e que a manutenção preventiva seja feita uma vez ao ano.

Separamos os principais sinais, confira:

Uso excessivo de energia elétrica: Fique de olho na sua conta de luz. Se perceber que aumentou muito de uma hora para outra sem uma explicação conhecida, pode ser o seu ar-condicionado. Ele pode estar com algum problema no compressor o que pode causar o consumo excessivo da energia.

Não está mais gelando o ambiente como antes: Se ele está ligado, mas não está gelando como antes, pode ser que os componentes internos não estejam funcionando normalmente ou esteja com vazamento de gás. Assim, ele precisa trabalhar mais, se desgastando excessivamente, e mesmo assim, não gelando ou entregando a melhor performance.

Está liberando um mau odor no ambiente: Fungos e bactérias podem se infiltrar nos filtros e nas tubulações. Se o seu aparelho não for higienizado com frequência pode acumular mau cheiro, que pode ser espalhado pelo ar, e essa sujeira, além de danificar o aparelho, pode prejudicar também a saúde de todos. Afinal, a qualidade do ar é essencial para evitar reações alérgicas.

Leia também: Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Cooktops